Fugindo um pouco do conteúdo o blog, mas por uma causa muito mais do que importante. Um pequeno gesto que pode salvar muitas vidas, mudar a história de pessoas que lutam para viver e precisam de VOCÊ !
A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Fig 1.A medula óssea se localiza na parte esponjosa dos ossos chatos (por exemplo, a bacia), onde o desenvolvimento das células do sangue acontece.
A célula que origina as células sanguíneas é chamada de célula progenitora ou célula-mãe, estas células existem em pequeno número no sangue e em maior quantidade na medula óssea. As células- mãe se auto renovam ou se diferenciam e passam por diversos estágios de maturação, antes de passarem para o sangue. O processo de formação das células sanguíneas é chamado de hematopoeise.

Fig 2.A célula progenitora mielóide dá origem aos eritrócitos, plaquetas, glóbulos brancos granulócitos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos), mastócitos e aos monócitos. O progenitor linfóide da origem a linfócitos T e B e células NK (natural killer).
Como doar Medula Óssea:
QUEM PODE DOAR ?
- Pessoas com saúde em bom estado, entre 18 e 55 anos. É bom lembrar que:
- Diabéticos podem doar;
- Pessoas grávidas ou amamentando podem doar;
- Pessoas que tem pressão alta podem doar;
- Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite 'A' que a pessoa tenha tido anteriormente;
- Não há peso mínimo;
- Pessoas que tem tatuagem pode doar.
POR QUE SE REGISTRAR?
- O REDOME - Registro de Doadores de Medula Óssea é um banco de dados onde fica os dados e HLA dos doadores. É necessário um grande número de doadores registrados para que os pacientes tenham chance de encontrar um Doador Compátivel. Para o paciente, você pode representar a única possibilidade de cura.
- CADASTRO
Colher um exame de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade (HLA). Fornecer sua identificação e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado de seu exame de (HLA). Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se houver compatibilidade, outros teste sanguíneos serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será convocado para decidir a doação. Você será avaliado por um médico e receberá mais informações.
- Veja aqui o Hemocentro mais próximo: