Liberdade de expressão é o direito de qualquer indivíduo manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos, sem a prática de qualquer crime que possa pôr em causa o direito do outro, sob pena de difundir crime em massa através da comunicação social como poder criminoso sob a capa de fé-pública, designadamente a injúria e a difamação em abuso de um poder. A liberdade de expressão privada é uma relação natural entre as partes e por isso não necessita de prevenção ou censura. Já a liberdade de expressão pública necessita de censura como único meio de garantir a liberdade dos cidadãos e a igualdade de tratamento, responsabilizando-se o Estado em representar a parte a atingir pois não existe outra possibilidade prática. É um conceito fundamental nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

Bom, vimos o que significa Liberdade de expressão, mas vamos ver na prática como isto funciona, se realmente tem limites ou não.
Irei basear este texto no ocorrido no Centro de Cascavel, no oeste do Paraná, onde um palhaço ( artista ) foi detido por policias que passavam na hora de sua apresentação.
O artista Leônides Quadra, conhecido como "Tico Bonito", foi detido porque no meio da apresentação ofendeu policiais militares que passavam pelo local, conforme disse a Polícia Militar (PM).
"Quando estavam passando [os policiais] ele [o artista] disse que lá vinham os palhaços do governador que só sabem cuidar de quem tem dinheiro", conta o tenente da PM, Roberto Tavares.
No entanto, Leônides se recusou a entrar na viatura, foi quando os policias pediram reforço. Três equipes e mais policiais da cavalaria foram chamados. Foi então que a população que estava no local tentou impedir que ele fosse preso. As pessoas no local hostilizaram os policias, com insultos e palavrões.
"Falei que enquanto seis viaturas estão no centro garantindo a segurança dos comerciantes, nos bairros não tem ninguém. Falei que a polícia protege o burguês e o governo", disse Leônides.
Vamos lá, o artista tem todo direito de se expressar, assim como todo cidadão tem. Mas será que essa liberdade de expressão precisa ter um limite?!
O artista não cometeu nenhum crime dizendo aquelas coisas, mas se coloquem no lugar dos policiais, ou melhor, coloque-se no seu lugar. Você como, médico, professor, vendedor, ou qualquer outra profissão, gostaria de ser ofendido enquanto trabalha?!
Vamos supor que você seja um vendedor em uma grande loja, quando chega um sujeito e diz que todo vendedor é ladrão ou te faz alguma ofensa do tipo. Você se ofenderia ou não ?! É claro, grande parte iria dizer com hipocrisia que não se importaria, mas sabemos que qualquer um iria ficar pelo menos um pouco ofendido. Neste caso, não é só porque um vendedor comete algum delito ou comete qualquer outro erro, que todos devem ser descriminados. Temos um bom exemplo disso na política, onde temos muitos casos de políticos desonestos. Mas não é porque alguns ( ou muitos ) são desonestos que todos devem pagar pelo erro do outro.
É verdade que temos em muitas áreas, profissionais que não são honestos, mas devemos respeitar os que são. Agora, coloque-se no lugar dos policiais. Profissionais que recebem um salário super baixo e que pagam com suas vidas para proteger pessoas desconhecidas, como você. Como eu disse, em toda profissão existem pessoas desonestas, como sabemos que existe na Policia. Mas não podemos generalizar e dizer para qualquer policial que ele é ladrão, corrupto, fantoche do governo ou coisas parecidas. Foi o que fez o "artista", usando a sua "liberdade de expressão" para ofender policiais que estavam cumprindo o seu dever com a população. Qualquer policial honesto ou qualquer profissional de outra área, ficaria indignado com essa acusação feita pelo artista.
Qual seria a reação deste "artista" se os mesmos policias passassem e dissessem que todo palhaço é "vagabundo" ou algo do tipo?! Tenho certeza que ele iria na mesma hora correr para uma delegacia para registrar o caso. Ou seja, a ferida só dói quando é a ferida da gente, ou como todos já dizem: Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Temos entender que, liberdade de se expressar é uma coisa, ofender, como fez o artista, é outra situação, que para mim, não se encaixa no que se diz "liberdade de expressão".
Liberdade de expressão: "Muitos policias são palhaços do governantes que só sabem cuidar de quem tem dinheiro". Bom, não foi direcionado a ninguém diretamente, seria um dialogo aceitável.
Ofensa/difamação/preconceito: "lá vem os palhaços do governador que só sabem cuidar de quem tem dinheiro". O artista se referiu claramente aos policias que estava presente naquele momento. Que na minha opinião, é uma óbvia situação de ofensa.
Então será que podemos ter TOTAL liberdade de expressão ?!
Bom, o problema não é a Liberdade de expressão em si, mas sim a FALTA DE EDUCAÇÃO, a FALTA DE AMOR e respeito ao próximo.
Nenhum comentário: